Pular para o conteúdo principal

MAQUINAS VIRTUAIS – PROCESSADORES MULTICORE E CONTAINER DOCKER

Diferentemente do que os jovens entusiastas da informática pensam, as Máquinas Virtuais (Virtual Machine, VM), remontam, de maneira significativa, a década de 1960. Evidente que, se nesse período aqui no Brasil os aparelhos televisivos podiam ser contados nos dedos, quanto mais uma VM.

“A primeira emissora televisiva do Brasil, foi a TV tupi, cuja inauguração ocorreu na noite de 18 de setembro de 1950, em São Paulo”. Foi necessário que a própria emissora importasse “200” aparelhos de televisão e os posicionasse em lugares estratégicos da cidade para que a população pudesse acompanhar o primeiro programa de televisão que seria transmitido por uma hora (Moreira e Meucci, 2012, p. 44,45).
Algo interessante foi que, a ausência de recursos financeiros tornava o uso das emergentes VMs favorável. Portanto, foram diversificadas as maneiras de utilização das VMs. É difícil imaginar que ainda hoje alguns supostos técnicos de informática implantem servidores de impressão baseados em hardware. As VMs atendem a essas necessidades há décadas com significativa redução de custos.
Uma importância marcante das VMs, foi a partir do desenvolvimento dos processadores Multicore. Juntamente com os multicores, vieram as ociosidades. Sendo assim, nada como usar a ociosidade desses multicores com a implantação de VMs. Elas poderiam rodar vários tipos de serviços ao mesmo tempo, causando redução de gastos com Hardware e também resolveriam o problema da ociosidade dos novíssimos multicores.  
O tempo passou e, embora o uso das VMs ainda sejam uma constante, a característica e aplicabilidade dessa tecnologia passaram por transformações importantíssimas, para hoje, nos entregar o que conhecemos como Linux Container (Isolamento de serviços). 
Atualmente, o container mais conhecido e usado é o Docker. Alinhar-se com tal tecnologia é de suma importância devido as suas possibilidades de escalonamento. Se brincar com as VMs já era tão divertido e significativo, imagine com um container.


Fonte da citação:
MOREIRA, Claudia Regina Baukat Silveira; Meucci, Simone. História do Brasil: sociedade e cultura. Curitiba: InterSaberes, 2012.
ALMEIDA, João Marcelo Barros de. IBM. developerWorks.  Container, o novo passo para a virtualização, May,2015. Disponível em: . Acesso em: 13 Abr. 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LINUX E A CONTEMPORANEIDADE

A contemporaneidade, ou seja, o período imediato à Revolução Francesa (1789), até os nossos dias, é marcada por muitos eventos historicamente impactantes na sociedade mundial (PINTO, 2023). Evidentemente, dentre esses acontecimentos, encontram-se os avanços da informática e decorrentes impactos da Internet das Coisas (IOT) no chão de fábrica e sociedade, em geral. O desenvolvimento do serviço de Cloud, das plataformas de engenharia, bem como que dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), elevaram a automatização de serviços para um patamar que, na pratica, pode-se dizer ser disruptivo (INSTRUSUL, 2021). Em referida encruzilhada, deparamo-nos com pensadores tais como, Yuval Noah Harari, que nos proporciona questionamentos plausíveis em relação às profundas modificações sociais passíveis pelo uso de referidas tecnologias, mandos e desmandos possibilitados pelas mesmas, quando em mãos erradas ou usadas para objetivos escusos (SANTAELLA, 2021). Porém, nota-se o mesmo desenvolvimento e

Linux e Escola

Quais as possibilidades de uso do Linux nas escolas?  Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.

INICIANTES LINUX - OTIMIZAÇÃO DO TEMPO - LONG TERM SUPPORT (LTS)

O tempo torna-se escasso para todas as pessoas.  Principalmente, àqueles que levam uma vida comprometida com o desenvolvimento pessoal e com demais afazeres, são os que lidam de forma constante com o dilema da otimização do tempo. Devido a isso, cabe uma orientação importante aos que iniciaram sua carreira Linux : tenham " foco ".