Pular para o conteúdo principal

INICIANTES LINUX - OTIMIZAÇÃO DO TEMPO - LONG TERM SUPPORT (LTS)

O tempo torna-se escasso para todas as pessoas.  Principalmente, àqueles que levam uma vida comprometida com o desenvolvimento pessoal e com demais afazeres, são os que lidam de forma constante com o dilema da otimização do tempo.
Devido a isso, cabe uma orientação importante aos que iniciaram sua carreira Linux: tenham "foco".

São muitas as possibilidades de uso de versões distintas do Linux, quer sejam baseadas no Ubuntu, quer não. É óbvio que existem benefícios advindos disso, porém, no caso de alguém que deseja se tornar um profissional do ramo, cabe uma palavra de cautela: tenha "foco"Um novo botão ou uma nova aparência, costumam não ir muito além disso, quando o que realmente importa, ou deveria importar relativo a um sistema operacional, seria sua confiabilidade baseada em estabilidade, segurança  e outros fatores primordiais.

Por isso lhes digo: optem pela versão LTS do Ubuntu

Exige tempo para se tornar um profissional, e quando houver um tempo disponível para estudo ou treino, o mesmo deverá ser direcionado para algo importante de se aprender, como, a administração de uma rede de computadores Linux, a configuração de servidores etc. As versões LTS do Ubuntu, passam por novos lançamentos entre 3 e 5 anos, referente as versões Desktop e Server. Nesse ínterim, são liberadas atualizações de segurança e mais algumas outras. Sempre, faça as atualizações de segurança assim que forem liberadas. 

Para alguém que tem compromisso com o aprendizado profissional, não seria interessante perder tempo com coisas que não agregam conhecimento técnico. Por isso, não perca tempo testando versões paralelas à LTS. Essas versões costumeiramente mudam em quase nada que seja significativo em sentido técnico. Deixem essa tarefa para aqueles que trabalham com a divulgação das muitas distribuições. Não perca tempo com isso.

A partir do momento que aprender a instalar programas pelo shell, a instalação dos mesmos não deverá mais tomar-lhes tempo. Faça isso apenas quando for necessário, como no aprendizado da instalação e configuração de algum gerenciador de tráfego ou algum outro programa significativo de se aprender.  Deixe algum tempo de qualidade para o aprendizado de alguma linguagem de programação, como, Python, Java, ou alguma outra de sua escolha. Apenas como título de informação, se escolher Python, estude também, Django e Ruby on Rails

Não é apenas o mercado de trabalho que costuma cobrar, a vida também cobra caro quando não aplicamos nosso tempo com sabedoria e, penso não ser nada fácil para alguém olhar para trás e ver quanto tempo deixou de usar para aprender algo que posteriormente lhe faria diferença na vida por quanto profissional.  Se tudo ocorrer conforme o planejado, em Abril de 2018 será lançada a versão LTS 18.04 do Ubuntu. Espero que todos nós tenhamos boas experiências pessoais e coletivas com o mesmo.

REFERÊNCIAS



COOKE, W. Bionic Beaver 18.04 LTS to use Xorg by default. In: Ubuntu insights, on 26 January 2018.  Disponível em: https: <//insights.ubuntu.com/2018/01/26/bionic-beaver-18-04-lts-to-use-xorg-by-default?_ga=2.61118638.369722964.1522512374-1079297437.1511489471>. Acesso em: 31 de Março de 2018. 

GALDINO, Aparecido Donizetti. Foco diante do Desenvolvimento Tecnológico. Portal Educação. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/informatica/foco-diante-do-desenvolvimento-tecnologico/56513. Acesso em: 30 de Março de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LINUX E A CONTEMPORANEIDADE

A contemporaneidade, ou seja, o período imediato à Revolução Francesa (1789), até os nossos dias, é marcada por muitos eventos historicamente impactantes na sociedade mundial (PINTO, 2023). Evidentemente, dentre esses acontecimentos, encontram-se os avanços da informática e decorrentes impactos da Internet das Coisas (IOT) no chão de fábrica e sociedade, em geral. O desenvolvimento do serviço de Cloud, das plataformas de engenharia, bem como que dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), elevaram a automatização de serviços para um patamar que, na pratica, pode-se dizer ser disruptivo (INSTRUSUL, 2021). Em referida encruzilhada, deparamo-nos com pensadores tais como, Yuval Noah Harari, que nos proporciona questionamentos plausíveis em relação às profundas modificações sociais passíveis pelo uso de referidas tecnologias, mandos e desmandos possibilitados pelas mesmas, quando em mãos erradas ou usadas para objetivos escusos (SANTAELLA, 2021). Porém, nota-se o mesmo desenvolvimento e

Linux e Escola

Quais as possibilidades de uso do Linux nas escolas?  Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.