Pular para o conteúdo principal

RANSOMWARE WANNA CRY - VÍRUS DE RESGATE

Ataque cibernético sem precedentes ocasionado em 12/05/2017. Sim, estamos falando do maior ataque cracker de toda a história da informática. 

Quais características constatamos nesse ataque? Oportunismo e Obviedade.
O obvio, consiste no conhecimento prévio do cracker quanto ao “fim do suporte” da atualização de segurança disponibilizada pela Microsoft como forma de forçar a venda de novos servidores. (MICROSOFT, 2015). 
Já a oportunidade baseia-se no fato de que órgãos públicos e privados, manterão seus servidores desatualizados em pleno funcionamento.  
Quem garante que um “conhecedor” da política econômica da Microsoft não estava planejado esse ataque, há tempos?
Nesse ínterim, uma  piada foi contada pela Microsoft, quando no dia 14 de março de 2017, liberaram uma atualização de segurança SMB, ou seja: dois dias após o desastre. Sabemos que ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo, mas, dar a entender aos leigos que o problema de segurança está relacionado com OSs Win atuais, é demais. Talvez pensem que agindo dessa maneira tiram a atenção do problema real, e o fato é que, com relação aos leigos, isso acontece. 
A questão principal que nos confrontamos é: Como não se sujeitar aos gracejos do corporativismo da Microsoft?

Desde 2010 publico esta resposta direta ou indiretamente: use Linux.
Se não sabe como fazê-lo, construí um tutorial simples com o objetivo de ajuda-los. Basta acessar o artigo: Ubuntu Aprenda a configurá-lo para o pleno uso Home, Disponibilizado em: www.donelinux.blogspot.com.


FONTE DA CITAÇÃO: 


MICROSOFT. Windows Server 2003. O suporte estendido ao Windows Server 2003 terminou em 14 de julho de 2015. Disponível em: .https://www.microsoft.com/pt-br/cloud-platform/windows-server-2003. Acesso em: 12 Mai. 17. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LINUX E A CONTEMPORANEIDADE

A contemporaneidade, ou seja, o período imediato à Revolução Francesa (1789), até os nossos dias, é marcada por muitos eventos historicamente impactantes na sociedade mundial (PINTO, 2023). Evidentemente, dentre esses acontecimentos, encontram-se os avanços da informática e decorrentes impactos da Internet das Coisas (IOT) no chão de fábrica e sociedade, em geral. O desenvolvimento do serviço de Cloud, das plataformas de engenharia, bem como que dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), elevaram a automatização de serviços para um patamar que, na pratica, pode-se dizer ser disruptivo (INSTRUSUL, 2021). Em referida encruzilhada, deparamo-nos com pensadores tais como, Yuval Noah Harari, que nos proporciona questionamentos plausíveis em relação às profundas modificações sociais passíveis pelo uso de referidas tecnologias, mandos e desmandos possibilitados pelas mesmas, quando em mãos erradas ou usadas para objetivos escusos (SANTAELLA, 2021). Porém, nota-se o mesmo desenvolvimento e

INICIANTES LINUX - OTIMIZAÇÃO DO TEMPO - LONG TERM SUPPORT (LTS)

O tempo torna-se escasso para todas as pessoas.  Principalmente, àqueles que levam uma vida comprometida com o desenvolvimento pessoal e com demais afazeres, são os que lidam de forma constante com o dilema da otimização do tempo. Devido a isso, cabe uma orientação importante aos que iniciaram sua carreira Linux : tenham " foco ".