Pular para o conteúdo principal

Gerenciador de Boot Grub

Grub / Gerenciador de inicialização




Seguem comandos para solução dos principais problemas de inicialização.

Ao iniciar no mundo Linux é comum pessoas recorrerem ao Dual Boot, visando suavizar a transição.
Neste contexto, a inicialização ou o gerenciamento das inicializações, passam a ser administradas pelo Grub, isso partindo do pressuposto, de que o LiLo, seja coisa do passado.

São vários fatores que podem ocasionar em erros no gerenciamento e na disposição das informações pelo gerenciador, como: falta de conhecimento, falta de experiência técnica e por aí vai. A simples instalação de algum programa para virtualização de pen drive, por exemplo, já poderia impedir a inicialização de um OS Win no gerenciador.
Sendo assim, seguindo a idealização desta página, concernente a concisão, objetividade e simplicidade, disponibilizo comandos que podem fazer diferença numa ocasião de necessidade.

0.1- Configurando o Boot




     Cada sistema é carregado de uma maneira.
Exemplo: digamos que temos um HD com duas partições. Na primeira partição temos o Linux e na segunda partição temos o Windows.

          Linux:
          grub> root (hd0,0)
          grub> kernel=/vmlinuz root=/dev/hda1
          grub> boot
         
          Windows:
          grub> root (hd1,0)
          grub> chainloader +1
          grub> makeactive
          grub> boot

Basta executar os comandos acima, no Shel do Grub, que você voltará, por exemplo, a acessar a partição do Windows que não aparecia mais no gerenciador.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O LINUX E A CONTEMPORANEIDADE

A contemporaneidade, ou seja, o período imediato à Revolução Francesa (1789), até os nossos dias, é marcada por muitos eventos historicamente impactantes na sociedade mundial (PINTO, 2023). Evidentemente, dentre esses acontecimentos, encontram-se os avanços da informática e decorrentes impactos da Internet das Coisas (IOT) no chão de fábrica e sociedade, em geral. O desenvolvimento do serviço de Cloud, das plataformas de engenharia, bem como que dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), elevaram a automatização de serviços para um patamar que, na pratica, pode-se dizer ser disruptivo (INSTRUSUL, 2021). Em referida encruzilhada, deparamo-nos com pensadores tais como, Yuval Noah Harari, que nos proporciona questionamentos plausíveis em relação às profundas modificações sociais passíveis pelo uso de referidas tecnologias, mandos e desmandos possibilitados pelas mesmas, quando em mãos erradas ou usadas para objetivos escusos (SANTAELLA, 2021). Porém, nota-se o mesmo desenvolvimento e

INICIANTES LINUX - OTIMIZAÇÃO DO TEMPO - LONG TERM SUPPORT (LTS)

O tempo torna-se escasso para todas as pessoas.  Principalmente, àqueles que levam uma vida comprometida com o desenvolvimento pessoal e com demais afazeres, são os que lidam de forma constante com o dilema da otimização do tempo. Devido a isso, cabe uma orientação importante aos que iniciaram sua carreira Linux : tenham " foco ".