Pular para o conteúdo principal

Ubuntu - Aprenda a configurá-lo para o pleno uso Home

Curso open free - Administração do Linux Ubuntu - Intermediário -  
Este curso inclui a implementação do Wine

A palavra africana “Ubuntu” deriva-se das línguas, zulu e xhosa. Isso mesmo, xhosa, idioma nativo do ativista Nelson Mandela e basicamente significa “ideologia”. Filosofia africana voltada ao relacionamento interpessoal.

Existem várias traduções para esta palavra e, diga-se de passagem, algumas interessantes. Por exemplo, podemos citar uma tradução usada por minhas queridas amigas do trio de cantoras e compositoras A 4 Vozes: “Sou o que sou porque somos, ou Sou o que sou porque somos todos nós”, como queira.

Esse foi o nome escolhido para o Sistema Operacional de código aberto, mais popular do mundo, patrocinado pela Canonical ltda.

Existiu e para alguns provavelmente ainda existe, a ideia de que o gerenciamento do Linux não seja fácil.  Mas, pense: com o advento dos Smartphones e sua elevada aquisição, a única preocupação demonstrada por usuários, foi a de adquirir o último modelo do aparelho. A premissa na compra de um aparelho, não é quão fácil será encontrar, esse, ou aquele aplicativo, mas simplesmente adquiri-lo.


Ninguém se preocupa com as facilidades ou mesmo ausência dessas no “OS” do aparelho. Talvez, alguém possa dizer que, os Smartphones são “intuitivos” e que por isso, não é necessário preocupar-se com o “OS” dos mesmos. De fato, a aplicação do conceito “intuitivo”, na tecnologia, ocasiona em facilitação no manuseio de aparelhos dependentes da mesma.
Deste modo, torna-se importante ressaltar que, o conceito “intuitivo”, não é novo e já havia norteado alguns projetos Linux, antes mesmo do aparecimento dos Smartphones, que surgem depois do linux. De qualquer forma, a questão é que no que desrespeito ao Linux Ubuntu, houve avanços significativos e hoje podemos instalar pacotes "DEB", como se fossem um mero executável Windows.
Por isso ratifico, o Ubuntu é um Sistema Operacional adequado ao uso Home! Um dos motivos é por  instalar os drives automaticamente (ou por default), obviamente com algumas exceções. 

Quando isso não acontecer, acesse o SISTEMA_ADMINISTRAÇÃO_DRIVER de Hardware, assim poderá instalar utilizando este caminho. Se isso não acontecer, abra um terminal e aplique o comando sudo apt-get install linux-headers-generic. Com isso serão instalados drives genéricos e o OS funcionará de modo satisfatório. 

Aproveite o terminal aberto e ative todos os aplicativos de compartilhamento de rede com o comando sudo apt-get install apache2.2-bin libapache2-mod-dnssd.  
     
Cada Sistema Operacional Linux, trabalha com uma arquitetura (RPM - DEB, etc.)  estes são nada mais que formatos entendidos pelo Sistema Operacional, assim como o Windows entende e executa pacotes exe. O Ubuntu trabalha com pacotes deb. Todo pacote deb completo, ou seja, que não falta nenhum aplicativo, ou (Dependência), é instalado automaticamente.        Porém, facilitando ainda mais a vida de usuários home, o Ubuntu já vem com um banco de dados de programas pré-instalado.   Ele se chama: Central de Programas do Ubuntu. Na Central de Programas, basicamente se encontram a maioria dos programas utilizados por no mínimo 80% dos usuários home. Basta você escolher dentro dos respectivos diretórios, um programa igual ou semelhante ao que deseja utilizar. Esses programas, encontram-se disponíveis também no Synaptic, Sistema_Administração_Gerenciador de pacotes Synaptic, é só procurá-lo e marcar para instalação.  
    
Bom, acredito que essa informação básica, seja suficiente. Agora, partiremos para os programas que normalmente são utilizados por  usuários home. Lembre-se que alguns programas  de uso diário, são instalados por default (ou seja, automaticamente), são eles: players, pacotes de programas semelhante ao Office, navegadores, etc.  Sendo assim, recomendo a instalação de alguns programas específicos em virtude  de funcionalidade, sendo esses já pré-configurados, com alguns necessitando de alguma implementação.  Vamos começar com o Wine. Ele se encontra nas respectivas opções de instalação de programas supramencionadas. Quando ele está configurado corretamente, consegue rodar muitos aplicativos Windows, e quando  você acrescenta ao repositório dos programas o canal de busca por dependências que não se encontram no servidor principal, você consegue executar programas que de outra maneira não o faria. Acesse o Sistema_Administração_canais de software_Other software.  

Aparecerá uma tela com os seguintes dizeres: APT Line.  
No campo em branco, adicione: ppa:ubuntu-wine/ppa
Faça isso e poderá executar muitos programas Windows no Linux, com 100% de aproveitamento. Atualmente é necessário após a instalação do Wine, instalar as fontes através de um aplicativo do programa.

§  Audacious - player semelhante ao winamp;
§  Sueeper - limpeza do sistema, semelhante ao ccleaner;
§  Power Point Viewer - sem ele você não abrirá arquivos do power point;
§  Flesh Plugin - visualizações em navegadores, vídeos, etc;
§  Sun Java - necessário para páginas de banco, etc;
§  Amsn - semelhante ao MSN Microsoft;
§  Emesene - semelhante ao MSN Microsoft;
§  Firestarter - ótimo firewall e roteador gráfico;
§  W32codecs - necessário para vídeos.

Quanto ao visualizador de filmes, para que ele instale automaticamente os plugns necessários, consiga algum arquivo flv, o que poderá ser feito através do navegador  Firefox.    Abra o Firefox, vá em: ferramentas_complementos. No campo de pesquisas digite: youtube.  Aparecerá vários gerenciadores de downloads, instale o de sua escolha. Recomendo o Easy youtube Video Downloader.  Acho bem simples. 
Baixe algum vídeo do youtube com essa ferramenta, óbvio que em formato flv.  Clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e peça para abrir com o visualizador de filmes. Instale os plugns que serão recomendados, e após isso, rode um DVD e instale o restante.  Dessa maneira, e lembrando que seu w32codecs já estará instalado, você conseguirá assistir filmes com qualidade bem superior aos players da  Microsoft.   

Agora, quanto a anti-vírus, relembro ao leitor, que para o Windows, em 2005 já existiam cerca de 5,5 milhões de vírus e ameaças; e para o Linux, havia menos de 1.000. Isso torna completamente desnecessário a instalação de algum anti-vírus, mas caso alguém prefira, recomendo o Avast, visto que meu objetivo é ajudar o usuário a seguir o caminho mais fácil.   

Por enquanto é isso. Espero que minhas orientações sejam úteis.
Abraços plugados.


Comentários

Donizetti disse…
Quando necessitar de alguma informação específica, entre no: www.ubuntudicas.com.br ali você encontrará postes atualizados diariamente.

Postagens mais visitadas deste blog

O LINUX E A CONTEMPORANEIDADE

A contemporaneidade, ou seja, o período imediato à Revolução Francesa (1789), até os nossos dias, é marcada por muitos eventos historicamente impactantes na sociedade mundial (PINTO, 2023). Evidentemente, dentre esses acontecimentos, encontram-se os avanços da informática e decorrentes impactos da Internet das Coisas (IOT) no chão de fábrica e sociedade, em geral. O desenvolvimento do serviço de Cloud, das plataformas de engenharia, bem como que dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs), elevaram a automatização de serviços para um patamar que, na pratica, pode-se dizer ser disruptivo (INSTRUSUL, 2021). Em referida encruzilhada, deparamo-nos com pensadores tais como, Yuval Noah Harari, que nos proporciona questionamentos plausíveis em relação às profundas modificações sociais passíveis pelo uso de referidas tecnologias, mandos e desmandos possibilitados pelas mesmas, quando em mãos erradas ou usadas para objetivos escusos (SANTAELLA, 2021). Porém, nota-se o mesmo desenvolvimento e

Linux e Escola

Quais as possibilidades de uso do Linux nas escolas?  Essas possibilidades vão do uso básico ao avançado. O sucesso do uso básico do Linux por parte dos alunos, professores e demais integrantes das unidades básicas de ensino, dependerá de um treinamento de poucas horas e, acompanhamento inicial.

INICIANTES LINUX - OTIMIZAÇÃO DO TEMPO - LONG TERM SUPPORT (LTS)

O tempo torna-se escasso para todas as pessoas.  Principalmente, àqueles que levam uma vida comprometida com o desenvolvimento pessoal e com demais afazeres, são os que lidam de forma constante com o dilema da otimização do tempo. Devido a isso, cabe uma orientação importante aos que iniciaram sua carreira Linux : tenham " foco ".